terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Encouragement"

"What men and women need is encouragement. (...) Instead of always harping on a man’s faults, tell him of his virtues. (...) People radiate what is in their minds and in their hearts."
(Eleanor H. Porter)

É muito simples falar dos defeitos dos outros. É muito simples "jogar na cara" de alguém os erros que ele cometeu. É simples, mas... não sendo uma crítica construtiva, o máximo que se pode conseguir é um inimigo, ou fazer alguém acreditar que é um zero à esquerda diante de pessoas "tão melhores que ele".

Acho que quando não se tem nada de positivo a dizer para alguém sobre ele mesmo... deve-se ficar calado. Quando a crítica que se tem na ponta da língua não ajudará a pessoa em questão a melhorar, é melhor não dizer nada.

No entanto, quando falamos das boas qualidades de alguém, ele fica tão radiante, tão feliz, sente-se tão motivado, que pode vir a se tornar uma pessoa melhor do que é. Um elogio vale muito mais do que uma crítica pela crítica.

E podemos até pensar que elogiar alguém pode deixá-lo até arrogante... Mas quando é bem colocado, no momento certo, o resultado geralmente não será esse. A pessoa se sente valorizada, sente que está sendo ouvida, que recebe atenção, que não é simplesmente mais uma na multidão. E isso é muito melhor, certamente, do que apontar seus defeitos, que todos nós temos inegavelmente, deixando-a desmotivada...

Ou, ao menos, esta é a minha opinião...
27/10/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário