sábado, 13 de fevereiro de 2010

A difícil arte de perdoar

Perdoar não é exatamente o que se pode classificar como "tarefa fácil". Eu sou um ser humano - e é chato isso, às vezes, não é?! - com muitos defeitos, e um deles é que muitos males que me foram feitos eu não consegui ainda perdoar. Não que aqueles que me fizeram mal sintam qualquer falta do meu perdão. Mas internamente, perdoar os outros é um passo importante para a minha própria paz. O gesto do perdão é sempre mais significativo para quem perdoa do que para quem é perdoado.

De vez em quando, me vêm à cabeça imagens de tempos ruins, ou que evocam estes tempos, e me fazem perceber que, por mais que eu tenha "passado por cima" do que aconteceu, não consegui me desvencilhar dos sentimentos que o passado ainda provoca. E isso quer dizer que eu não consegui perdoar. Isto, por sua vez, quer dizer que ainda não tenho o total equilíbrio das emoções humanas que - acredito eu - todos buscam (ou pelo menos a maioria). E isto, por sua vez, não me deixa 100% feliz como deveria ser.

É, ainda tenho um longo caminho de aprimoramento pessoal, para aprender não só a "passar por cima" de tudo que me fizeram, mas também a perdoar. E o próximo passo, e, talvez, mais importante ainda, será aprender a perdoar a mim mesma, e aos erros que eu cometi.

"O perdão é o melhor caminho"; mas ninguém disse que seria o mais fácil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário